terça-feira, 18 de março de 2008

TORO ROSSO: US$ 80 milhões


O novo site Motorsport-Aktuell.com traz hoje a notícia que a equipe de Formula 1 Toro Rosso está para ser vendida, contrário ao que seus donos – Didi Mateschitz e Gerhard Berger - viviam comunicando.

Porque esta mudança de discurso? Mateschitz e Berger realmente não tinham planos para vender a STR, mas tiveram que mudar de estratégia. A partir de 2010 o novo regulamento da Formula 1 não permitirá mais a transferência de tecnologia entre equipes, como o pratica a Red Bull Technologies com as equipes RBR e STR. 80 milhões de dólares americanos na mesa.

Um que tem vontade de encarar é o Tony Teixeira, CEO da A1GP, que organiza a Copa do Mundo de Automobilismo. O sul-africano já tem uma relação forte com a Ferrari sobre o fornecimento de motores para a A1GP e teria o aval dos italianos. Outro possível comprador é o russo Rustam Tariko, dono da marca de vodca “Russian Standard”, que estava presente no box da Toro Rosso em Melbourne.

Mas Mateschitz faz questão de exigir comprovações sobre as condições financeiras do comprador, quer ver a capacidade de investir no futuro da equipe, aventureiros como o Paul Stoddard estão descartados. “Só entregarei a equipe em boas mãos”, declara Mateschitz. Isto pode muito bem ser a comprovação, que na lista dos interessados há também uma montadora, mas não é a Volkswagen. Hans-Joachim Stuck, o novo consultor da marca, confirmou no blog da Motorsport-Aktuell.com que a F1 não está nos planos da VW.

Nenhum comentário: