segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Massa 2009

Estados Unidos, 17 de julho de 1994 às 16:00, Brasil, 02 de novembro de 2008, às 16:37, o que estes dois dias podem ter em comum?

Nos Estados Unidos, neste horário, o italiano Roberto Baggio chutava, por cima da trave de Taffarel, o último pênalti que deu ao Brasil o título do tetra campeonato de futebol. No Brasil, durante 2 minutos e 51 segundos, sentimos o gosto de sermos campeões mundiais de Formula 1 depois de 15 anos de jejum de títulos de um brasileiro na principal categoria do automobilismo mundial. Ao contrário do futebol em 2004, a bola não saiu!!! Havia um alemão, que dirigia um carro japonês, numa pista brasileira, que deixou de trocar os pneus do seu carro quando a chuva começou a cair no circuito, e um inglês que, precisava marcar apenas 4 pontos naquela corrida, fez o que nenhum brasileiro gostaria que ele fizesse, terminou a prova na 5ª colocação.

As lágrimas que por uns instantes brotaram nos nossos olhos, como brotaram as lágrimas de 1994, lágrimas de alegria, se transformaram em lágrimas de tristeza após a bandeirada final. 500 metros, essa foi a distância determinante para mudar o sentido de nossas lágrimas, faltavam 1 curva para a linha final.

Como brasileiros que somos, foi difícil aceitar e acreditar em tudo aquilo que estava acontecendo. Em pouco menos de 3 minutos vimos, dentro daquele circuito, um brasileiro quebrar o jejum de títulos na Formula 1. Bem na frente de nossos olhos ele se tornaria o campeão de um dos mais disputados campeonatos nos últimos 10 anos, porém, o que nossos olhos viram foi um inglês, com um estilo de pilotagem arrojado, que para muitos, é a promessa do automobilismo mundial, se tornar campeão e confirmar o seu favoritismo. Lewis Hamilton, o novo campeão mundial de Formula 1.

Outros campeonatos virão, outros encontros da GGOO serão marcados, mas sempre haverá em nossas lembranças as lembranças dessa corrida histórica. A chuva que caiu quando torcemos para que ela caísse e que não foi embora como queríamos que ela fosse. A chuva serviu para lavar as nossas lágrimas de tristeza por este momento inesquecível e histórico que vivemos, mas mais do que isso, a chuva fez brotar também a esperança de que nos próximos anos teremos alguém que representará muito bem o sonho verde amarelo de vermos novamente um brasileiro na Formula 1. Daqui a 10, 20 anos, essa corrida será lembrada como uma das mais emocionantes da formula 1 e nós tivemos o imenso prazer de estarmos lá. Teremos muitas lembranças para contar para os nossos filhos e netos. Dessa vez a bola bateu na trave, que venha 2009. Valeu Massa 2009 será o seu ano!!!

4 comentários:

Marcos - Blog da GGOO disse...

Bem vindo ao Blog Fernandão!!
Realmente essa corrida, principalmente pra nós que estivemos lá, vai ficar passando como um filme em nossa lembrança por um bom tempo....

Igor * @fizomeu disse...

opa... colunista novo no blog!!!

é isso ae fernando, fez-se a história bem na nossa frente... essa é pra contar pros filhos, pros netos...

Prof. Augusto Roque disse...

Seja bem vindo, Fernando.

A casa é de todos.

Bom texto.

Rodrigo Cabral disse...

Há garoto..Bem vindo ao Blog Fernando!

Belo texto.


A sensação da lembrança é um gostinho que guardarei por tempos e anos, o fato de Eu ter tido a oportunidade de ver o que acontenceu em Interlagos, e mais ainda, com esta galera da GGOO!!! lá no "G". Já me vale as emoções da vida!


Foi algo único para muitos...
um momento especial...para poucos, e os apoixandos por F1...não tem palavras..só emoção.
Mais a Pátria de chuteira também sente a emoção da velocidade..e de seus ídolos.