terça-feira, 15 de dezembro de 2009

SE CHEGAR NA FINAL...*

* Por Felipe Paranhos.

Um detalhe me chamou a atenção no calendário da F1 para 2010: o GP da Inglaterra acontecerá em 11 de julho, mesma data da final da Copa do Mundo da África do Sul. A corrida será às 9h e a partida às 15h30, ambas no horário de Brasília.

Ao contrário do que possa parecer, esta não é exatamente uma invenção de Bernie Ecclestone: será a sétima vez que a decisão da Copa coincide com um GP da F1. Isso já aconteceu com outras seis finais: 1954, 1962, 1970, 1974, 1990 e 1998.

Em 1954, a Hungria de Sandor Kocsis e Ferenc Puskas sucumbiu aos surpreendentes alemães, que haviam perdido por 8 a 3 na primeira fase e conseguiram o que ficou conhecido como Milagre de Berna ao vencer por 3 a 1. No mesmo dia 4 de julho, Juan Manuel Fangio ganhava o GP da França.

Jim Clark venceu o GP da Bélgica de 17 de junho de 1962, enquanto parte do mundo voltava seus olhos para Mauro Ramos de Oliveira, que erguia a taça Jules Rimet no Chile, após a vitória do Brasil sobre a Tchecoslováquia.

A coincidência aconteceu de novo em 1970, novamente com um título brasileiro, e em 1974, quando a Alemanha Ocidental desbancou a Holanda de Johan Cruijff de virada. Naquelas ocasiões, Jochen Rindt ganhou o GP da Holanda e Niki Lauda Ronnie Peterson o da França.

Em 8 de julho de 1990, Alain Prost venceu em casa e a Argentina perdeu para os alemães. Oito anos depois, Zidane e Petit derrubaram o Brasil de Ronaldo na final da Copa da França, horas depois de Michael Schumacher levar a taça do GP da Inglaterra.

Notaram que os três títulos alemães aconteceram quando finais de Copa coincidiram com GPs de F1? Ballack, Schweinsteiger e Gomez comemoram.

2 comentários:

Igor * @fizomeu disse...

massa x alonso na final da copa....

Marcos - Blog da GGOO disse...

Sei não, essa Mercedez com dinheiro sobrando...