domingo, 21 de março de 2010

SENNA 50 ANOS: DEFININDO AYRTON SENNA

Olá caros leitores.
Por livre e espontânea pressão, fui convidado a fazer um texto para o nosso especial de aniversário de Ayrton Senna, e uma das primeiras coisas que me passou pela cabeça, foi encontrar uma palavra que definisse nosso eterno campeão. Tarefa árdua. Encontrei uma sim , mas que na realidade definia essa busca: impossível!
Como definir Senna em uma palavra?
Como definir alguém que mudou uma história, que redefiniu conceitos, que parava o mundo em certos finais de semana, que fazia todos vibrar com ele, e também chorar com ele, que fez seu povo se orgulhar de seu país e despertou um sentimento de patriotismo que há muito não sentíamos, que era admirado até pelos seus adversários, que tratava a todos com respeito e cordialidade, que sempre pregou a importância dos valores morais, que fez uma incalculável legião de fãs pelo mundo, alguém que inspira pessoas até hoje e, dentre tantas outras qualidades, era principalmente, um exemplo de ser humano e profissional dedicado?
Herói? Mito? Lenda? Ídolo? Pra mim, ele será sempre ETERNO!
Na minha humilde e singela opinião, é pouco. Todos elas cabem, mas para alguém como Senna, é muito pouco.
Não dá, defini-lo em uma palavra, somente usando uma que não existia em seu próprio vocabulário: impossível!
Mas tem uma que condiz muito com seu jeito de ser: SENTIMENTO.
Ayrton era puro sentimento, punha o coração em tudo o que fazia. Fazia com amor, com emoção. E esse era o seu grande diferencial.
Depois comecei a pensar como definir a falta de Ayrton Senna. Essa foi fácil: SAUDADE.
É a resposta de dez entre dez pessoas. Outros dirão dor, indignação, revolta, injustiça, destino, mas saudade está no topo da lista.
Mas uma das coisas mais marcantes na sua vida, era a identificação dele com seu povo, sua luta para vencer os obstáculos que encontrava, sua perseverança, sua postura em não desistir diante das dificuldades mesmo sofrendo alguns reveses da vida, fazia cada brasileiro, sofrido e lutador, se sentir um pouco como ele. Em cada pole conquistada, em cada ultrapassagem realizada, em cada bandeira quadriculada recebida, em cada pódio galgado, em cada troféu erguido, nós nos sentíamos um pouco vencedores também!
Não foi por acaso que Ayrton Senna da Silva, ficou carinhosamente conhecido como AYRTON SENNA DO BRASIL!
E assim, desistindo da minha idéia inicial de defini-lo numa palavra, acabei encontrando uma frase que, acredito eu, seja algo mais próximo disso:
AYRTON SENNA DO BRASIL: SENTIMENTO DE SAUDADE ETERNO!!

5 comentários:

Unknown disse...

Valeu Ayrton, independente de planos que vivemos que Deus esteja sempre do nosso lado nos protegendo e guiando nesta data dão especial. Pois hoje tambem estou aniversariando como vc. Felicidades para nós.
Eliana Tavares - Monte Belo - Minas Gerais. 21/03/2010.

Igor * @fizomeu disse...

PARABÉNS... MEU ETERNO ÍDOLO!!!

Pod papo - Pod música disse...

O Ayrton Senna sempre será um orgulho do nosso país, ele faz muita falta.

Beijos

Rodrigo Lopes disse...

Qualquer dia amigo a gente vai se encontrar...

Prof. Augusto Roque disse...

Das pistas da vida...para continuar acelerando no coração das pessoas...