segunda-feira, 24 de maio de 2010

Guia das Indy 500 2010

Por Pezzolo

Para você que está a um ano esperando a maior prova do automobilismo mundial, a Pezzolo.TV preparou um guia especial com tudo que você deve prestar atenção na maratona das 500 milhas de Indianápolis, domingo (30/05) partir das 13h. Este guia serve desde para os que assistem a prova há décadas até para os marinheiros de primeira viagem impulsionados pela São Paulo Indy 300 no início do ano, que vão encarar as mais de três horas de prova, shows e muita ação e drama no domingo mais esperado do ano para os fanáticos por velocidade. Vamos então ao Guia das 500 milhas de Indianápolis 2010!

- Para os brasileiros, três motivos mais que especiais para assistir a prova, acender uma vela e torcer muito: Helio Castroneves largando da pole vai atrás de sua quarta vitória na prova, e se conseguir será o maior vencedor da história junto com A.J. Foyt, Al Unser e Rick Mears, e o primeiro não norte americano. Escrevendo história Helio diante de nosso olhos.

- Outra que parte para um feito inédito é Bia Figueiredo, ou Ana Beatriz como é conhecida lá na Indy. Não bastava ser a primeira brasileira a tentar uma vaga na corrida, classificou o carro na primeira tentativa, sendo a melhor estreante e melhor mulher do grid! A Torcida é pra que termine a longa prova, mas seu desempenho vem sendo tão bom que já dá pra sonhar com algo mais… Sorte Bia!

- E outro que pode fazer história na pista americana é Tony Kannan. Tony costuma ter muito azar em Indianápolis- Em 2007 perdeu uma corrida em que era o melhor da pista por chuva, em 2008 e 2009 acidentes tiraram suas chances na prova . Em 2010, um drama: faltavam 5 minutos para fim da classificação quando garantiu um lugar no grid, 32o dos 33 que largam. Mas Indy é o templo da superação, e eu não descartaria uma vitória que marcaria a volta por cima de tantos azares passados!

- Muitos dizem que as 500 milhas é uma prova que só se decide no final. Bobagem. Desde o início é importante uma boa estratégia e saber sair de confusões e acidentes. E como a prova é longa, um piloto que está atrás no início pode se recuperar. Jacques Villeneuve venceu em 1995 depois de tomar duas voltas do líder no início da prova.

- Os Fanáticos por Velocidade que vão ficar ligados na prova do início ao fim podem acompanhar os comentários do @pezzolo no twitter ao vivo durante a prova. A ferramenta de micro blog deve bombar durante o evento!

- As 500 milhas são uma prova de superação, em que cada momento na pista é recompensado com um bom dinheiro, importante para as equipes e pilotos manterem sua saúde financeira durante o ano. Não estranhe se ver pilotos chorando ao descer de seus carros destruídos- para muito, chegar ao fim significa a continuidade da carreira no ano.

- Além dos brasileiros, vale a pena ficar de olho em uma turma encardida que entra pra ganhar a prova: Dario Franchitti e Scott Dixon da Ganassi, vencedores em 2007 e 2008 , e os companheiros australianos de Helio na Penske, Will Power e Ryan Briscoe, um busca do primeiro triunfo.

- Outro que já venceu e foi vice campeão ano passado é Dan Wheldon, 18o no grid. Costuma im muito bem em Indianápolis, junto com a Panther. Olho nele!

- Candidatos a zebra: Alex Tagliani, 50 no grid com seu time próprio FAZZT, Grahan Rahal com o time do pai Rahal Lettermann e Hideki Mutoh da Newman Hass. Em uma prova de quase quatro horas, tudo pode acontecer.

- Outra disputa interessante é a feminina. Desfalcadas de Milka Duno, que não conseguiu se classificar, Bia, Simona, Danica e Sarah disputam quase que uma corrida a parte. Danica Patrick, uma das grandes estrelas da categoria, não deve estar nada feliz de largar atrás das garotas estreantes, em um péssimo momento na carreira. Será que se recupera na prova que foi terceira colocada ano passado?

- Importante ficar de olho nos pits. Eu, como bom fanático, levo um caderninho e anoto que volta cada um dos favoritos para no box. De repente com estratégia e muita sorte, uma zebra leva a taça pra casa.

- Candidatos ao troféu surpresa do ano são vários. Mario Moraes e Marco Andretti querem esquecer a batida na primeira volta no ano passado. Ryan Hunter Reay já venceu uma no ano e foi bem na prova oval do Kansas. E, Townsend Bell e Thomas Schekter, que não correm o resto do ano, não tem nada a perder! Scheckter, aliás, é o representante do país sede da Copa do Mundo. Waka, Waka pra ele!

- Mas minha aposta de surpresa é arriscada e mineira: o nosso caminhoneiro da Fórmula Truck Bruno Junqueira, com o bem acertado carro da FAZZT. Anotem esse nome para a prova! Mais um que busca a superação no mítico oval.

- E claro, de olho nos também estreantes Romancini, o belga Baguette e o sortudo colombiano Sebastian Saavedra, que colocou seu nome na história das Indy 500 como primeiro piloto que classificou um carro direto do Hospital! Para quem não acompanhou a história do Bump Day, o dia que os mais lentos são cortados do grid: Saavedra, pendurado para sair, tentou melhorar seu tempo e bateu, destruindo o carro e tendo que fazer exames no Hospital de Indianápolis. Caiu para 35o e parecia dar adeus ao sonho da Indy 500.

- Até que Paul Tracy e Jay Howard, em uma briga particular pela última vaga, arriscam tudo em uma última tentativa de cada. Os dois pioraram seus tempos originais e , pelo regulamento, o jovem Sebastian voltou para o grid. Como falei no Twitter na transmissão do Bump Day, Isso é INDY 500!

Bem, agora é preparar o cachorro quente e o refirgerante se quer agir como um local, ou então o belo churrasco de domingo para vibrar com uma das provas mais emocionantes, dramáticas e cheia de histórias de superação e força de vontade. As 500 milhas de Indianápolis estão aí pessoal!


Fonte: Pezzolo.tv

4 comentários:

Igor * @fizomeu disse...

lendo esse guia do pezzolo,, chegamos a conclusão que... QUALQUER UM PODE GANHAR AS 500 MILHAS nesse domingo, hehe... pronto, resumi o longo texto um poucas palavras!!!

Marcos - Blog da GGOO disse...

É vero, sr. diretor.
Duro vai ser eu desempacotando mudança, conseguir assistir alguma coisa....

Rodrigo Lopes disse...

Preocupa não... tem agente da GGOO infiltrado nisso aí...

ANDRE DE ITU disse...

alguem por favor avisa o contador do helinho pra nao esquecer de recolher os impostos!!!lol