segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

O TESTE DE CÉSAR RAMOS PELA FERRARI

Texto publicado no Blog Voando Baixo:

Depois de algumas semanas e dias de expectativa, o “grande dia” chegou. Como esperava, foi uma experiência incrível pilotar um Fórmula 1, ainda mais com a Ferrari. O carro é superior ao que imaginava! A única coisa um pouco complicada foi que, como fui o primeiro a sair, andei com pista úmida o tempo todo. Choveu bastante à noite e não deu tempo da pista secar. Tive de pegar confiança nesta situação e só na última saída, quando a pista estava melhorando, colocamos um jogo de pneus slicks novos. Ela não estava totalmente seca, apenas um trilho, e foi difícil. Não podia sair dessa linha. Fiz minha melhor volta em 1min17s100.

Analisando tranquilamente, sem ser pessimista, mas vendo o lado positivo, foi bom. Talvez os outros pilotos não teriam feito melhor nas condições que eu andei. Tanto que o Stephane Richelmi, que andou depois e já pegou pista melhor, foi quase nove décimos mais lento que eu. Já o Andrea Caldarelli foi o que enfrentou melhor situação: pista seca, passou dois jogos de pneus novos e não era a primeira vez dele na Fórmula 1, já que ele foi piloto de testes da Toyota. Outra coisa é que usamos os pneus da GP2 e ele acabou de voltar dos testes da categoria em Abu Dhabi. Então, ele teve essa vantagem e fez o tempo de 1min16s360.

Mas o importante é que cumpri o meu objetivo de conhecer o carro e progredir a cada saída. Chegamos na pista às 8h30m (locais) para o briefing e, às 9h30m, eu já estava no carro. Foi demais cada momento do teste, desde que eu liguei o carro. O clima também é muito legal. É sensacional ter uma equipe toda voltada para você. Nunca tinha parado nos boxes e alguém foi limpar o meu capacete. Eles fazem tudo! O pessoal da equipe ficou bem satisfeito com o teste também. Foi uma pena a pista úmida. Como campeão da F-3 Italiana, eu seria o primeiro a andar. E não dava para prever. Poderia ter amanhecido com sol e chovido à tarde. Faz parte do jogo. Ficarei na Europa até o dia 10 para mais alguns testes em outras categorias e depois volto para o Brasil.

Ferrari test, Vallelunga, Italy from Leandro Demori on Vimeo.

2 comentários:

Marcos - Blog da GGOO disse...

"É sensacional ter uma equipe toda voltada para você..."
Vai sonhando, vai!!

Igor * @fizomeu disse...

é... vai sonhando!!!