sábado, 22 de janeiro de 2011

O destruidor da Fórmula 1 - Andrea de "Crasheris"


Vários pilotos já receberam apelidos baseados em seus respectivos nomes pelo fato de sofrerem muitos acidentes. Ukyo Katayama já foi “Katagrama”, Esteban Tuero virou “Muero” e por ai vai. Mas o mestre de todos eles, aquele que se destaca dos demais, foi Andrea de Cesaris, vulgo“de Crashris”.

Andrea era uma das promessas da Itália para a Fórmula 1, ele vencera vários campeonatos de kart antes de passar pelas categoria de acesso e então em 1980, disputar dois GPs de F1. Não foi muito bem, não completando as duas corridas.

Em 1981 foi contratado pela McLaren e daí ganhou a fama de destruidor. Não foi por menos também. Foram 22 chassis destruídos em uma temporada e apenas 1 ponto contra 27 de John Watson, seu companheiro a época. Outro fato curioso foi no GP de Mônaco de 89, onde após se chocar com Nelson Piquet, os dois começaram a discutir ainda dentro do carro.

Fora da McLaren deu sufoco nas outras 9 equipes por onde andou, chegando a completar em 1986 apenas 1 corrida. Ele era considerado rápido, até demais. Fique com um vídeo especial desse piloto que deu enormes prejuízos a Alfa Romeo, McLaren, Ligier, Minardi, Brabham, Rial, Scuderia Italia, Jordan, Tyrrell e Sauber.

Um comentário:

Marcos - Blog da GGOO disse...

O "de Crashsris" é o primeiro que o Piquet lembra naquele vídeo "A era dos Campeões", quando se refere aos pilotos de fundo de grid.
O apelido é realmente bem pertinente.