sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Quem faz mais falta: a F3 para as equipes, ou as equipes para a F3?*

* Por Nei Tessari

Todos aqui sabem que a Fórmula 3 Sul-americana já tem um tempo não consegue decolar. Quando está ‘bombando’ conta com 12 carros no grid. Mas acreditem. A Stock Car tem um pouco de culpa nisso. Calma! Eu explico.

Hoje na Stock Car existem equipes que disputaram por muito tempo a Fórmula 3 Sul-americana. Vamos aos exemplos: Bassani Racing, Amir Nasr, Full Time e M4T. Até outro dia também contava com o Avallone. Se contarmos dois carros para cada equipe que estava na F3, já são 10 carros. Tínhamos também a Piquet Sports que estava com o Castilho, que faleceu em um acidente de carro.

O mais interessante que estas equipes que estão na Stock Car não estão muito bem. Ok, já ganharam corrida, mas nenhuma foi campeã ou brigou pelo título. A que está em melhor situação é a Full Time do engenheiro Mauricio Ferreira. Mas ele já teve seu tombo. Foi rebaixado em um ano que tinha Chico Serra e Daniel Landi. Se reestruturou e voltou com força. Hoje tem quatro carros na Stock Car.

Bassani e Amir já ganharam corridas na Stock e hoje correm atrás de patrocínio para ter força na categoria. M4T já participou da categoria principal, foi rebaixada, e não conseguiu subir mais. Avallone deixou de ter equipe na Stock e hoje trabalha somente como engenheiro.

Penso que a F3 faz falta para estas equipes. Era onde entrava um 2º orçamento na oficina e equilibrava as contas. E sem falar no quesito ‘moral’. Estas equipes todas venciam com freqüência na F3, o que faz bem para o ego de um engenheiro, mecânicos, staff.

A equipe Cesário Fórmula não quis se aventurar na Stock Car. Até apareceu uma corrida ou outra preparando o carro de Ricardo Zonta. Mas como equipe Cesário nunca entrou na categoria. Hoje, mais do que nunca, é a principal equipe da F3. Dos 10, 12 carros do grid, cinco são da equipe do “Formigão”. Será que a Stock Car faz falta para ele?

Acredito que a relação F3 e equipes de Stock Car é um ex-casamento mal resolvido. Deveriam sentar, conversar, tomar aquele vinho e partir para uma bela noite de amor. Se no dia seguinte não der dor de cabeça e arrependimento, está na hora de voltarem o casamento.

Nenhum comentário: