segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

DOIS POR UMA VAGA*

* Por Luis Fernando Ramos

O anúncio da Williams confirmando Pastor Maldonado no time e também o finlandês Valteri Bottas como piloto reserva praticamente restringiu a disputa pela vaga restante entre Adrian Sutil e Rubens Barrichello. Embora não se possa descartar a possibilidade dos nomes que sobrarem na disputa da Renault irem atrás dessa vaga, já em Interlagos eu ouvia que o assento estava entre o alemão e o brasileiro.

O problema para Barrichello é que Sutil é um nome em alta no mercado. De forma justificada, pois fez a melhor temporada de sua carreira. O nono lugar no Mundial de Pilotos significa que ele foi o “melhor do resto”, atrás apenas dos pilotos das quatro grandes equipes da F-1. Após um início de temporada claudicante, marcado por um episódio nebuloso em uma boate de Xangai com um dos sócios do Grupo Genii, o alemão acertou o passo e superou claramente o escocês Paul Di Resta, nome que chegou na F-1 com o conceito em alta.

A sorte de Barrichello é que Sutil é visto com alguma reservas por parte dos diretores da Williams. Por não ser um piloto de profundo conhecimento técnico e pelas dúvidas suscitadas pelo episódio não esclarecido da boate M1nt em Xangai. Nas negociações com a Williams, Sutil também deixou claro que queria um contrato de um ano apenas, ciente da movimentação intensa que deve ocorrer no mercado no final de 2012. O time não gosta muito da ideia de servir de trampolim apenas.

Para completar, o alemão ainda plantou uma semente de dúvida na cabeça de Vijay Mallya, que ainda não decidiu quem vai correr pelo time no ano que vem. Os nomes logo abaixo do patrão preferem a dupla Di Resta/Hülkenberg, mas o chefão gosta bastante de Sutil. E este está inclinado a ficar no time se for possível. Este desejo também incomoda à Williams.

No meio dessa confusão toda, a direção do time sabe depois da corrida de Abu Dhabi e da classificação em Interlagos que Rubens Barrichello, ao contrário do confirmado Maldonado, é perfeitamente capaz de performances que vão além do que o carro pode conseguir. Uma aposta na segurança e que está sendo bastante considerada pela Williams.

Um comentário:

Marcos - Blog da GGOO disse...

E a seguir, cenas dos próximos capítulos...