segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Engenheiro da Williams tira culpa dos pilotos por desempenho ruim em 2011

O engenheiro Mark Gillan, novo chefe de operações da Williams, saiu em defesa dos pilotos ao falar da temporada ruim vivida pela equipe em 2011. Gillan afirmou que a culpa pelo desempenho abaixo da crítica não foi de Rubens Barrichello e Pastor Maldonado, que, segundo ele, fizeram tudo que foi possível, informa o site Grande Prêmio.

A tradicional equipe britânica teve a pior campanha de sua história neste ano e fechou o Mundial na nona colocação, com apenas cinco pontos. Barrichello concluiu em 17° na classificação do campeonato dos pilotos, enquanto Maldonado somou somente um ponto ao longo do ano e terminou em 19°. Para 2012, apenas o venezuelano está confirmado no time. A segunda vaga no time permanece disponível. Adrian Sutil, que deixou a Force India, é apontado como favorito ao cockpit britânico.

"Como comecei em setembro, apenas posso falar dos últimos seis meses, mas fiquei realmente impressionado com o profissionalismo dos dois pilotos. Eles fizeram tudo que era possível com um carro difícil de guiar. Ambos mantiveram a concentração e conseguiram um desempenho consistente no geral. Acho que foi um trabalho muito bom", explicou o engenheiro.

Gillan, que ganhou o novo posto depois da reestruturação técnica feita dentro da Williams neste ano, afirmou ainda que o projeto de 2011 estava errado desde o início. "Não atingimos as metas que havíamos traçado e, como o time tinha muita expectativa por causa dos treinos da pré-temporada, nós tomamos algumas decisões fundamentais em torno apenas dos conceitos aerodinâmicos, que pensando bem, não foi correto", explicou.

"A parte aerodinâmica do carro era relativamente fraca, por isso não tínhamos o downforce suficiente, o que fez grande diferença em relação à concorrência. E isso teve consequências em termos de desgaste de pneus e em algumas áreas também, o que se refletiu no nosso ritmo de corrida e classificação", completou.

Nenhum comentário: