sexta-feira, 9 de março de 2012

Fórmula 1 2012: na pista, seis campeões mundiais*

* Por Castilho de Andrade

A Fórmula 1 2012 começa no próximo dia 18 em Melbourne, Austrália, com seis campeões mundiais no grid de largada: Sebastian Vettel, Jenson Button, Lewis Hamilton, Kimi Räikkönen, Fernando Alonso e Michael Schumacher. Juntos, esses seis pilotos somam 14 títulos. Nunca houve uma disputa igual. O encerramento do campeonto será dia 25 de novembro, com o GP Brasil de Fórmula 1, no autódromo de Interlagos.

As principais equipes já apresentaram suas armas para o duelo de 20 corridas e os testes de inverno indicaram que a Red Bull ainda leva alguma vantagem sobre as equipes concorrentes, mas não tanto como nos últimos dois anos quando Vettel conquistou os seus dois títulos mundiais sem precisar se esforçar muito. A McLaren aparece como a primeira grande adversária, seguida da Ferrari e da Mercedes. Mas só mesmo depois das três primeiras corridas é que se poderá ter uma idéia melhor da nova relação de forças.

A primeira pergunta é: quem é o grande favorito da temporada? Questão complicada, por enquanto. Sebastian Vettel está no auge da forma técnica e possui um carro à altura. Portanto, ele sai na frente. Na sequência, Button e Hamilton. Os dois têm condições iguais na McLaren. Resta saber o que prevalecerá: a eficiência matemática de Button ou o arrojo e a ousadia de Hamilton. Depois aparece Fernando Alonso. O talentoso espanhol, entretanto, depende da ‘confirmação’ da Ferrari que, nos últimos dois anos, não conseguiu produzir um carro capaz de andar tão rápido quanto as Red Bull.

Kimi Räikkönen é uma incógnita. Ele defenderá a Lotus e ainda não teve oportunidade de mostrar se manteve a técnica que lhe deu o título de 2007 pela Ferrari. Depois de dois anos afastado na Fórmula 1 e sem marcar presença no Mundial de Rali, ele volta aos 32 anos em busca do tempo perdido.

Michael Schumacher, em tese, fará este ano sua derradeira temporada na Fórmula 1, defendendo a equipe da Mercedes. Sua volta depois de três anos fora das pistas foi complicada. Ele não conseguiu nenhum pódio nos dois campeonatos que correu e, em ambos, foi superado pelo companheiro de equipe Nico Rosberg. Aos 43 anos, Schumacher deverá enfrentar seu último desafio na carreira: tentar vencer pela Mercedes e garantir o crescimento da equipe alemã para os próximos anos.

E o Brasil?

Dois pilotos representarão o Brasil no campeonato. Felipe Massa poderá fazer sua última temporada pela Ferrari caso não se recupere das fracas atuações de 2010 e 2011. Entretanto, ele parece bem mais motivado e isso poderá fazer a diferença. Bruno Senna ganhou a disputa com Rubinho Barrichello pela vaga na Williams e correrá na equipe cujos carros, agora, contarão com motores Renault, mais eficientes do que os Cosworth.

O campeonato de 2012 contará com a volta do GP do Bahrein, quarta corrida da temporada, e marcará a estréia do GP dos EUA, em Austin, no Texas. Carterham e Marussia são as novas denominações das equipes Lotus e Virgin.

Nenhum comentário: