quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Semana decisiva para Massa

* Por Luis Fernando Ramos


Em 2012, Felipe Massa soma mais rumores sobre seu futuro do que propriamente pontos na tabela. Desde o desempenho ruim no início da temporada, o brasileiro viu um bom número de pilotos aparecendo na imprensa como bem cotados para sua vaga na Ferrari. Durante todo esse tempo, nada aconteceu. A Ferrari chegou até a contactar alguns nomes sem sucesso, desprezou outros que estariam disponíveis e está dando também ao brasileiro a chance de melhorar sua performance e buscar os resultados que a equipe espera.

Dentro desse cenário, ele entra na semana mais importante para a equipe, a do GP da Itália em Monza, ainda na busca de provar o seu valor. Seu resultado em Spa-Francorchamps foi positivo. Depois de uma classificação desastrosa (14º colocado no grid), o brasileiro ganhou três posições depois do acidente na largada e teve um bom ritmo de corrida para superar alguns pilotos que estavam à sua frente no grid, como Michael Schumacher e Mark Webber.

Especialmente a ultrapassagem sobre este último a dez voltas do final agradou a direção da Ferrari, já que o brasileiro tirou pontos de um adversário direto de Fernando Alonso na disputa pelo título, algo que o time vinha cobrando que acontecesse. Assim, não foi surpresa ouvir palavras positivas do chefe Stefano Domenicali após do GP da Bélgica.

"O nosso carro teve um bom ritmo em Spa, como Felipe demonstrou fazendo uma grande corrida. Estamos felizes por isso, porque um bom resultado era justamente o que ele precisava nesta altura da temporada".

Eu apurei em Spa que a Ferrari dificilmente deve decidir sobre uma possível renovação antes de Monza, mas que pode fazê-lo até Cingapura. Assim, a corrida do próximo domingo tem um peso importante para o brasileiro. Um desempenho bom lhe faria um favor muito grande. Um desempenho ruim aumentaria bastante a chance da equipe procurar um substituto.

Termômetro dos possíveis candidatos

Nico Hulkenberg - Caso a Ferrari opte por não renovar com Massa, é o que aparece com mais chances. Cresceu depois de um início de temporada claudicante e está andando melhor que Paul Di Resta na Force Índia. Tem potencial, seria barato e agarraria a chance com as duas mãos.

Sergio Perez - Se a Ferrari estivesse louca para tê-lo, já teria se decidido faz tempo. Afinal o mexicano é parte do programa de jovens pilotos da equipe e corre na “filial” Sauber. Tudo aponta para que as informações que chegam de lá não tenham deixado Domenicali especialmente animado.

Kimi Raikkonen - Há quem jure que houve um contato, mas a chance do finlandês voltar para Maranello é irrisória. Seria um piloto caro, que incomodaria Fernando Alonso e com uma relação pessoal péssima com Luca di Montezemolo. A melhor opção em termos técnicos é justamente a que mais daria trabalho para ser concretizada.

Adrian Sutil - O alemão perambula pelo paddock em todas as corridas e está louco para subir no primeiro cockpit que aparecer. O da Ferrari seria um sonho para ele, mas seu problema é o mesmo de Perez: está tão disponível que já teria sido contactado caso a Ferrari tivesse realmente a intenção de chamá-lo.

Nenhum comentário: