terça-feira, 4 de setembro de 2012

Um duelo na Indy*

* Por Teo José


Depois da vitória da Ryan Hunter-Reay na etapa de Baltimore da Fórmula Indy, o titulo 2012 será disputado apenas por ele e Will Power. Helio Castroneves pode chegar no máximo em segundo lugar no ano. Faltando apenas as 500 Milhas de Fontana, oval longo na Califórnia, dia 15, sábado, o australiano precisa apenas de um 3º lugar - isto sem levar em consideração os três pontos extras pela pole e voltas na liderança.

Apesar de falar "apenas", a vida não vai ser fácil. Power só tem uma vitória em ovais na sua carreira e seu desempenho neste tipo de pista tem um aproveitamento de quase metade em comparação com os mistos e de rua. Hunter-Reay leva vantagem caso os dois terminem empatados em pontos. No critério de desempate, ele tem quatro vitórias (duas em ovais) na temporada contra três de Power.

Mais do que nunca, a Penske vai trabalhar em equipe - com (Ryan) Briscoe e Helio ajudando Will. Os dois companheiros têm um retrospecto muito melhor em ovais e se Hunter-Reay não vencer a matemática do titulo fica bem mais favorável para Power.

É uma decisão de difícil prognóstico. Falar que o piloto da Andretti vai terminar na frente de Power é um resultado absolutamente normal, mas a vitória já complica mais. A corrida será bem longa e no trabalho de box, a Penske leva vantagem. Sem falar que tem dois pilotos que sempre andam muito bem em ovais. Abrindo o leque, podemos colocar pelo menos mais cinco pilotos de outras equipes em boas condições de vencer.

Mesmo sabendo do melhor rendimento de Ryan-Hunter Ray em oval, ainda fico com Power. Dezessete pontos de vantagem é muita coisa para apenas uma corrida onde 53 estarão em jogo. A estrutura da Penske vai contar muito. Power estará mais pressionado. Não é a primeira vez que se ele vê nesta situação e ainda não tem nenhum campeonato em seu currículo. A Penske também vive um jejum -- desde 2006 não é campeã.

Por outro lado vamos ver Rubens Barrichello mais adaptado aos ovais e melhor entrosado com sua equipe. Nas duas últimas provas foi quarto e quinto, os melhores resultados dele nesta temporada de estreia. Estas colocações são importantes nas conversas com equipes melhores. Uma coisa me parece certa: ele continua na Indy em 2012. Tony também está garantido. Já Helio continua conversando com a Penske e uma definição deve sair até o fim do mês.

Façam suas apostas.

Nenhum comentário: