quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Uma molecada que precisa aprender*

* Por Felipe Motta


Não poderia abrir a semana com tema diferente: o acidente múltiplo na largada do GP da Bélgica. No momento em que Grosjean, Hamilton se tocaram e juntos acertaram Alonso, Maldonado, Perez e Kobayashi os torcedores e os jornalistas congelaram. Imagino que vocês em suas casas também. A Lotus do francês tirou uma fina da cabeça do espanhol. Poderíamos ter tido uma tragédia em Spa.

A entrevista de Alonso após a corrida, em minha opinião, foi perfeita. O asturiano tocou no ponto certo quando o jornalista catalão, Oriol Rodriguez, questionou o piloto se os carros seriam seguros o suficiente na região da cabeça. Alonso disse que os carros são seguros, mas o problema é a conduta de alguns pilotos. “Em 12 corridas, acredito que Grosjean se tocou com alguém em sete. É uma porcentagem um pouco alta. É um pouco a cultura da GP2. Vimos acidentes fortes na GP2 e na GP3 e todos os meninos que estão chegando destas categorias têm essa tendência.”

Alonso também foi questionado sobre seu tweet no sábado, apontando que tinha 'uma sensação estranha'' após as corridas da GP2 e GP3, cada uma delas com uma bandeira vermelha.

“Tinha uma sensação estranha, porque foram acidentes fortes e não tinha muita informação sobre o estado dos pilotos. Jogaram o Razia para a grama na Eau Rouge e, se ele estivesse ficado em perpendicular no meio da pista, alguém poderia cortá-lo ao meio. Foi um final de semana estranho em relação ao nosso próprio comportamento, dos pilotos.”


O que Alonso falou é a mais pura verdade! Basta ver o vídeo acima da largada da corrida 2 da GP2 em Spa para vermos que são muitos jovens imprudentes que precisam aprender o jeito certo de fazer as coisas. Em uma mesma largada foi um show de lambança. E é assim toda vez. E sabem o que acontece? Nada, simplesmente nada.

Calado jogou Razia para fora da pista, terminou a corrida em terceiro, bebeu champagne, levou troféu para casa e é isso, está tudo certo. Na verdade, está tudo errado!

Está na hora de serem aplicadas punições na GP2 para que os pilotos ganhem mais noção da realidade. Porque coincidência ou não, são geralmente os recém-chegados que fazem um monte de barbeiragem. E não quero dizer que sejam ruins, afinal já obtiveram ótimos resultados no ano. Só precisam de certa lapidação.

Nenhum comentário: