sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Ferrari tenta desesperadamente melhorar no fim do ano*

* Por Felipe Motta


Na reta final do Mundial de F-1 a expectativa que fica é quem será capaz de evoluir melhor o carro. Em momento tão decisivo, o torcedor deve imaginar que todas as equipes estão se matando para melhorar seus projetos. Pois não é o caso.

Na realidade a grande maioria já visualiza 2013. Em relação à atual temporada, somente Red Bull e Ferrari concentram atenções para crescimento. E ainda assim de forma bem menor do que faziam há alguns meses.

Incrível, no entanto, é uma equipe como a Ferrari, que começou o ano com um carro horrível e foi capaz de melhorá-lo, sofrer da metade do ano em diante com updates que não correspondem em melhora efetiva por falhas no túnel de vento. O próprio Nikolas Tombazis falou sobre o assunto hoje. A Red Bull também buscará melhorar, mas com a vantagem que tem, não dá para imaginar sua fábrica a todo vapor com a plaquinha de 2012 na porta.

A McLaren, por exemplo, empurra o fim deste ano do jeito que dá. Sabe que dificilmente pegará a Red Bull. Sabe também que mesmo do jeito que está pode bater a Ferrari e ser vice-campeã. A Lotus também parece ciente/conformada que será quarta colocada.

A quinta posição, de certa forma, está aberta. A Mercedes, que vive mau momento, soma 136 pontos e a Sauber, que ainda alterna ritmo excelente com provas apagadas, está 20 pontos atrás. Não é loucura imaginar uma virada, mas acho pouco provável.

Daí para baixo, não acredito em mudanças. Vejo Force India, Williams, Toro Rosso, Marussia, Caterham e HRT onde estão.

Nenhum comentário: