quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Segunda metade de ano revela números significativos de pilotos e equipes*

* Por Bruno Vicaria


Decidi colocar na ponta da caneta o rendimento dos pilotos nesta segunda metade da temporada em pontos e o resultado revelou números importantíssimos e algumas conclusões, como podemos ver abaixo:

1. Sebastian Vettel, 145 pontos
2. Kimi Raikkonen, 100
3. Fernando Alonso, 91
4. Lewis Hamilton e Jenson Button, 85
6. Felipe Massa, 72
7. Mark Webber, 47
8. Nico Hulkenberg, 30
9. Romain Grosjean, 29
10. Kamui Kobayashi, 25
11. Paul di Resta e Sergio Perez, 19
13. Nico Rosberg, 17
14. Pastor Maldonado e Michael Schumacher, 14
15. Bruno Senna, 12
16. Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne, 8

- Sebastian Vettel vem mostrando que é merecedor do terceiro título mundial. Restando duas provas para o fim da segunda metade da temporada, ele já somou 34 pontos mais que na primeira metade.

- Fernando Alonso, nem se vencer as duas próximas provas, conseguirá igualar a primeira metade arrasadora de ano, quando somou 154 pontos e tinha 30 de vantagem para Mark Webber, e seu desempenho, comparado com Vettel, é pífio.

- Pior que Alonso só Mark Webber. De 120 pontos conquistados na primeira metade do ano, só 47 foram anotados até agora. Desempenho meio que justifica as trapalhadas em Abu Dhabi. Se a imprensa italiana reclama de Massa, imagino se a Red Bull fosse italiana.

- Felipe Massa, de longe, foi o que mais evoluiu. Dos 23 pontos somados nas primeiras dez provas do ano, ele passou para 72 nas oito provas da segunda metade, totalizando 95. Ele só somou 19 pontos menos que Alonso nas últimas oito corridas. Nada mal para um segundo piloto, não?

- Kimi Raikkonen foi o único que manteve a mesma toada de Vettel, somando mais pontos na segunda que na primeira metade até o momento (100 contra 98 das dez primeiras). Sua terceira posição só não é melhor por conta do carro que tem. Isso mostra que ele veio para ficar.

- A McLaren é equilibrada até nisso, nos pontos. Lewis Hamilton e Jenson Button anotaram 85 pontos cada, mas não podemos esquecer que o campeão de 2008 poderia ter somado muito mais, não fosse as quebras em Abu Dhabi e Cingapura, por exemplo. Mas Button somou mais pontos que na metade inicial.

- Romain Grosjean somou apenas 1/3 dos pontos do companheiro de equipe e do que anotou na primeira metade do ano. A pressão bate na cabeça do francês, que sabe: a batata está bem assada para seu lado.

- Se temos uma decepção maior que Webber nesta parte final do ano, ela é caracterizada na Mercedes. Nico Rosberg e Michael Schumacher, juntos, somaram apenas um ponto a mais que Nico Hulkenberg, da Force India, uma equipe bem menor que a alemã. A chegada de Hamilton é a chacoalhada que a equipe precisava.

- A Force India é realmente a melhor das equipes médias. Hulkenberg somou cinco pontos mais que Kamui Kobayashi, e Paul di Resta anotou a mesma quantidade de pontos de Sergio Perez, acomodado após a contratação pela McLaren.

- Williams e Toro Rosso também possuem pilotos com bastante equilibrio não só nos pontos, mas também na mediocridade, pois todos poderiam ter conquistado resultados bem melhores, mas vira e mexe se complicam.

Com base nisso tudo, não tem como não dizer que Vettel, levando a Red Bull sozinha nas costas, é o franco favorito ao título mundial, uma vez que as rivais ficaram pelo caminho por motivos diversos: a McLaren pelas quebras, a Ferrari por não conseguir manter o ritmo das primeiras provas e a Lotus por ter um carro um degrau abaixo.

E você, o que conclui disso tudo?

Nenhum comentário: