sexta-feira, 14 de junho de 2013

A continuidade da base do sucesso*

* Por Luis Fernando Ramos


Então Sebastian Vettel renovou com a Red Bull até o final da temporada de 2015. O que significa, afinal, que ele estará lá também em 2014, algo que não aconteceria de acordo com o noticiado por gente que não entende como funciona a Fórmula 1 - por estar lá e noticiar inverdades de acordo com uma agenda pessoal ou por simplesmente por não estar lá e reproduzir estas inverdades já que discernimento se ganha com a experiência do dia-a-dia. Ao longo do ano passado, quando a ida do alemão para a Ferrari era cravada aqui e ali, eu escrevi por duas vezes (em junho e em outubro) que a notícia não fazia o menor sentido. Não fez.

Até porque, o que faz todo o sentido é a permanência do alemão na equipe anglo-austríaca por mais tempo. Especialmente com a mudança grande que acontecerá nos carros no ano que vem, com a adoção dos V6 turbo. Vettel é um dos pilares do sucesso recente da Red Bull e sua permanência no time até 2015 garante dois anos para que este monte uma base desta “nova era técnica” da F-1. Se a base se mostrar boa e vencedora como a atual, aposto que o veremos por lá também em 2016 e 17, 18...

Ainda que não fique, vai ser interessante observar qual será o estágio de Sebastian Vettel na Red Bull de 2015. Se no ano passado ele terminou campeão mas muitos apontando Fernando Alonso como o piloto mais completo do ano, neste ano está difícil encontrar algum defeito na temporada do alemão. Nas pistas boas para o RB9, ele vence; nas outras, consegue sempre o melhor resultado possível para o carro. Pelas características das próximas pistas, Silverstone e Nürburgring, dá para antever uma Red Bull sofrendo mais que o normal. Nas anteriores de caráter similar, Xangai e Barcelona, ele teve um final de semana difícil. E terminou ambas em quarto lugar. É assim que se ganha títulos.

Nenhum comentário: