sexta-feira, 28 de junho de 2013

A PORTA QUE SE ABRE*

* Por Victor Martins


Voltamos à programação normal com a notícia que foi glicerina pura na manhã d’hoje, embora esperada: a confirmação de que Webber vai se mandar da F1 e do mundo opressor da Red Bull para voltar ao mundo dos protótipos pelas mãos da Porsche. É que já faz um pouquinho de tempo e tal, mas como é que ficam aqueles desmentidos tresloucados das duas partes, que absurdo, que acinte, oh!, nunca? E o australiano ainda veio dizer que nunca pensou em ficar… Tá lôco…

Webber vai fazer sua última prova no Brasil e completar 12 temporadas de mais fracassos que sucessos. Brigou na prática por um título na F1 e falhou, em 2010, depois de se acidentar andando de bicicleta e escondendo suas lesões até mesmo da Red Bull. Começou a carreira como destruidor de companheiros para terminá-la como escada de Vettel. Natural, então, que vá buscar outros ares numa casa que já conhece e que tem planos ambiciosos para o ano que vem, com a retomada do projeto de protótipos da casa alemã.

A porta que se abre na Red Bull tem três candidatos e nada mais: os dois da Toro Rosso, Vergne e Ricciardo, e Räikkönen. No ano que vem, a F1 vai passar por uma revolução com a chegada dos motores V6 turbo e seria temeroso para o time de Christian Horner e Adrian Newey contar com um rebento ainda inexperiente, o que escancara a casa para Kimi. Por outro lado, a STR tem como sua essência existir para prover pilotos ao time principal, tanto é que tem um conselheiro, Helmut Marko, dedicado a observá-los.

E tem Vettel nesta história. Amigo de Räikkönen, o alemão que revelou sua verdadeira face neste ano deve ter algum poder de decisão (ou de veto). Certamente ter Kimi ao lado há de incomodar, e um novo Webber na sua vida é garantia mais duradoura de reinado e passo ao título. Ingredientes postos, a verdade é que, se antes se olhava para a Ferrari com ansiedade para ver quem sentaria no carro de Massa, a Red Bull há de monopolizar os holofotes até seu anúncio oficial, acompanhada da Lotus, que vai fazer das entranhas coração para manter seu astro lacônico por mais algum tempo dando o ar de sua imensa graça.

Nenhum comentário: