quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Explicando a superioridade de Vettel sobre Webber no RB9 – e a do carro sobre o resto*

* Por Luis Fernando Ramos


Em trinta voltas do GP de Abu Dhabi, Sebastian Vettel já tinha aberto mais de 30 segundos de vantagem na liderança. O que representa uma média de um segundo mais rápido por volta em cima de Mark Webber, que pilotava exatamente o mesmo carro. Uma demonstração de superioridade parecida com a que o alemão havia feito em Cingapura. Ambas pistas que premiam, acima de tudo, um carro com boa tração - assim como Montreal, outro corrida vencida com o pé nas costas.

Mas porque a do carro de Vettel parece tão mais eficiente do que a do carro de Webber? A explicação para isso está no melhor uso de um truque inteligente colocado no RB9 pelo projetista Adrian Newey: uma suspensão interativa que conecta os amortecedores através de um sistema hidráulico e faz com que o carro esteja sempre no equilíbrio e na altura ideais para aproveitar ao máximo a sua aerodinâmica.

É o mesmo princípio da suspensão ativa das “Williams de outro planeta” de 1992 e 93, também projetos de Newey. Só que o da Red Bull é totalmente mecânico, dentro do que permite o regulamento. O resultado do sistema é um carro que permite uma entrada agressiva na curva sem perder tração na saída.

- Se eu utilizar um acerto do carro para usar o volante na entrada da curva como Vettel utiliza, terei problemas na saída - afirmou Nico Rosberg ao site alemão “AutoMotor und Sport” ao rever imagens da câmera onboard do piloto da Red Bull. O piloto da Mercedes fala com conhecimento de causa. Em 2011, sua equipe experimentou um sistema parecido. Mas não obteve sucesso, com os engenheiros o considerando complicado demais para otimizá-lo.

Se o truque é genial, a qualidade de Sebastian Vettel explica sua diferença marcante para Mark Webber nesta temporada. Quando entra numa curva, o alemão vira bastante o volante, fazendo com o carro saia um pouco de traseira. O que ele corrige aliviando o acelerador numa fração de segundo antes de pisar fundo de novo.

Mark Webber não possui a mesma confiança para fazer os mesmos movimentos agressivos com o volante nas entradas de curva e saber que o carro vai responder de maneira positiva, sem a perda de controle que se esperaria de uma pilotagem assim. Numa volta rápida com pouco combustível, como na classificação em Abu Dhabi, o australiano mostra melhor adaptação ao sistema da suspensão interativa. Mas ao longo de uma corrida inteira, como o próprio Webber afirmou, Vettel está “em outro planeta”.

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