segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Quer dizer que a Fórmula 1 virou Stock? *

* Por Felipe Motta

Confesso ter ficado perplexo com a novidade da Fórmula 1 dobrar os pontos na última etapa do campeonato. A medida para tentar “domar” Sebastian Vettel e seu touro vermelho indomável é uma várzea sem tamanho. 

A Fórmula 1 de vez em quando tem dessas. Quando um cara dispara, ela começa a criar mecanismos para tentar segurá-lo. Ok, entendo que para quem acompanha uma competição o ideal é ver equilíbrio, desde que ele seja verdadeiro, legítimo. 

Dobrar os pontos na última etapa é uma aberração. Vejamos: Michael Schumacher dominava. O que fizeram? Diminuíram vantagem de pontos entre o vencedor e o segundo colocado. O que aconteceu? Schumi venceu mais dois campeonatos, um deles, em 2004, com enorme antecedência. De 2005 até 2008, tivemos equilíbrio. No entanto, era uma disputa real, legítima. 

E aí o que aconteceu? Felipe Massa perdeu um campeonato mesmo sendo o piloto com mais vitórias. Não afirmo isso para alegar que o brasileiro era merecedor do título, mas enfim, nisso consiste um dado importante. O que a F-1 então faz? Volta a aumentar a diferença entre primeiro e segundo, o que era o mais correto. 

Aí pinta um certo Sebastian Vettel que começa a implodir todos os recordes. E o que os “gênios” da F-1 fazem? Dobram os pontos da decisão. Não é necessário ter QI acima de 200 para avaliar que em anos de domínio não adianta inventar a roda. O cara que tiver o melhor carro e for superior vai ganhar de qualquer jeito. 

O problema é que no ano em que não houver domínio, mudanças como essas só trarão injustiças. A “invenção da roda” que os dirigentes propõe é péssima por essa razão. Não só não resolve o problema como cria um outro, que é muito pior. Enfim, uma vergonha. 

Uma coisa é a Stock Car fazer algo assim. A categoria, apesar de consolidada, precisa de chamariz em relação à imprensa e público. Então, uma Corrida do Milhão é algo compreensível, ainda que igualmente questionável no que diz respeito a dobrar pontos. 

Mas mesmo no caso da Stock, a corrida especial tem um regulamento específico. Ela é mais longa, com regras particulares para a prova. A da F-1 parece uma coisa jogada. Estipula-se que será em Abu Dhabi e pronto. Em cada campeonato temos carros que se comportam melhor em pista A ou B e teremos o peso dobrado em uma corrida aleatória. Pra que isso? 

Seja lá como for, é incrível como em vários setores, pessoas com poder tomam atitudes das mais lamentáveis. O tetracampeão, Sebastian Vettel, criticou a mudança: “Imagine na última rodada da Bundesliga (Campeonato Alemão) os jogos passassem a valer o dobro. Esta regra é absurda.” 

Sim, concordo! Mais que absurda. E vocês, o que pensam disso?

Nenhum comentário: