sexta-feira, 14 de março de 2014

Duelos Internos 2014 – Williams*

* Por Luis Fernando Ramos


O discurso é pés-no-chão, mas nos bastidores todos sabem do otimismo que reina nos lados da Williams. O carro é confiável, a dupla de pilotos é veloz, o motor é o melhor do grid. Os ingredientes estão no lugar certo para uma grande temporada do time de Grove. Mas há mais do que isso em jogo. Muito mais.

Em cada funcionário, do porteiro da fábrica ao diretor-técnico Pat Symonds, há a sensação de que o time tem tudo para fazer jus à sua história e voltar a ser grande. A chegada de vários patrocinadores veio na contramão do cenário atual da Fórmula 1. O time perdeu o errático Pastor Maldonado e ganhou um piloto com a experiência de oito temporadas numa equipe de ponta. Engenheiros badalados vieram também de grandes times e trabalharão sob a batuta de Symonds - após a saída de Ross Brawn, ele é o mais experiente membro do primeiro escalão de uma equipe na ativa em todo o grid.

Dentro desse cenário, vai se desenrolar o duelo interno do time. Ainda que a Williams brigue pela vitória, a harmonia vai reinar lá dentro. Falei isso para Claire Williams quando foi anunciada a contratação do brasileiro. Historicamente, Massa cria um ambiente tranquilo onde trabalha. Mesmo quando o companheiro tem caráter mais difícil, como Jacques Villeneuve ou Fernando Alonso, a relação funciona num bom nível.

O canadense, que criticou Massa impiedosamente no ano de estreia do brasileiro, adora ele depois de correrem juntos na Sauber. E a relação com o espanhol, que começou mal depois de alguns episódios em 2010, desenvolveu-se para um clima de respeito. Como Bottas também  tem caráter tranquilo, a Williams terá ainda por cima uma dupla unida e motivada para fazer o time crescer.

Dentro desse ambiente, vejo Massa superando Bottas neste ano. O finlandês é muito veloz, mas o brasileiro não cometerá o erro de subestimá-lo. Pelo contrário: a performance de um vai empurrar a do outro. O brasileiro mostrou no ano passado que ainda é forte numa volta rápida, tendo sua melhor performance em classificações contra Fernando Alonso desde sempre. E trabalhando num ambiente positivo onde, por sua experiência, vai ser a referência natural dos engenheiros, tende a crescer em termos de consistência, seu ponto fraco nos últimos anos. Foi assim em 2008.

Neste ano, o companheiro de equipe vai incomodá-lo em algumas provas, mas não superá-lo. Isso pode acontecer no ano que vem, com um Bottas ainda mais forte e, pelo que a performance do carro indica, já com uma temporada de experiência andando no bolo da frente.

No fundo, o grande desafio dos dois neste ano é justamente esse: serem peças fundamentais para que o passo da Williams rumo ao bolo da frente seja definitivo, e não apenas circunstancial.

Felipe Massa
Número: 19
Local de Nascimento: São Paulo (Brasil)
Idade: 32
GPs disputados: 191
Vitórias: 11
Poles: 15
Melhores voltas: 14
Pontos: 816

Valtteri Bottas
Número: 77
Local de Nascimento: Nastola (Finlândia)
Idade: 24
GPs disputados: 19
Vitórias: 0
Poles: 0
Melhores voltas: 0
Pontos: 30

Nenhum comentário: